Nelsom

Musicalização Infantil

Ensinar  música para  criança não alfabetizada é a proposta deste curso.

Um curso especial e que requer profissionais especializados.

Os professores da Nel-Som são altamente treinados e preparados para uma grande realização.

De forma lúdica, com um material específico, muitas brincadeiras, tornam este curso muito especial!

Imagine iniciar um bebê no universo musical!  É  realmente fascinante!

 

O que é musicalização infantil?

O curso é como uma pré-escola da música e a criança que passa por esse processo de musicalização têm a sua inteligência musical estimulada, prevenindo os entraves que possam bloquear o aprendizado musical e estimula os fatores que o facilitam.

Por trás do que parece uma simples aula, nas músicas e brincadeiras estamos trabalhando ritmo, coordenação motora, as propriedades do som, valores das figuras, agrupados a cada faixa etária e com isso eles vão descobrindo o prazer da música de uma forma lúdica, transformando-os em crianças observadoras, rítmicas e falantes mostrando todas as faculdades motoras e técnicas bem desenvolvidas.

O aluno que não passa pelo processo de musicalização perde a preciosa oportunidade de trabalhar percepção auditiva, coordenação motora, socialização, o contato com diversos estilos e gêneros musicais, alem de diferentes instrumentos – o que guia sua escolha de forma mais consciente, pois escolhera que instrumento estudar.

Antes de aprender a escrever, aprendemos a falar, o ideal é que aprendamos a ouvir e fazer musica antes de escrevê-la.

Uma vez isso tudo trabalhado aprender a ler musica é o mais simples.

 

Qual a idade para iniciar o curso?

A Melhor idade para a criança começar a estudar música é a partir dos dois anos, mas a partir de oito meses, a criança consegue sentar sem apoio, portanto pode participar das atividades propostas nas aulas.

 Foi comprovado que a partir do 7º mês de gestação o sistema auditivo da criança já está desenvolvido. O bebê, quando nasce, já dispõe de estruturas mentais (formas de pensar), que apesar de rudimentares só precisam ser estimuladas para se desenvolverem.

Aos três ou quatro anos ele terá noções de flauta doce, piano e principalmente conhecerá diversos instrumentos de orquestra e percussão podendo assim ter autonomia para escolher seu instrumento favorito e iniciar o processo de alfabetização musical.

A criança que faz musicalização tem autonomia para escolher o instrumento que ela quer aprender a tocar. A música para as crianças é tão importante quanto inglês e informática, o diferencial é que música pode iniciar com oito meses de idade. A partir dessa idade tudo o que ela sente e vive é importante para ela e essa vivência facilitará a sua linguagem, auxiliando na percepção auditiva e gestual, estimulando assim a fala.

Na nossa escola, as crianças começam a fazer musicalização e depois de algum tempo (dependendo da idade) escolhe o instrumento que ela mais se identificou e já inicia com meia hora individual do instrumento escolhido e uma hora de percepção musical.

Quando a criança inicia- se as aulas de instrumento, trabalhamos com músicas conhecidas e simples, muitas delas conseguem reproduzi-las de memória, por ouvido. No início de uma aula de piano, por exemplo, sempre utilizamos canções pentatônicas, facilitando assim o estudo.

 

O que eles aprendem?

No curso de Musicalização Infantil a criança aprende por observação, imitação e experimentações, através da manipulação de objetos que produzam som, instrumentos, músicas, bandas rítmicas, canções e danças a percepção sensorial e motora, a disciplina pessoal e a construção de conceitos de propriedades do som como forte e fraco, rápido e lento, grave e agudo.

Na musicalização infantil além da sensibilidade à música, a criança desenvolve a concentração, a coordenação motora, percepção, discriminação auditiva, raciocínio, socialização, concentração, memória, linguagem gestual, disciplina pessoal e outros aspectos que colaboram na formação do indivíduo.

 Nas aulas as crianças terão conhecimento das estruturas musicais através de histórias, brincadeiras, músicas (formando seu repertório) e contato com diversos instrumentos na prática.

 

Quais os materiais utilizados na aula?

Nas nossas aulas a maioria das músicas é trabalhada com brinquedos que emitem sons, instrumentos de percussão (tambor, chocalho, guizos, pandeiros, pratos, triângulos, agogô e muitos outros), colher de pau, blocos sonoros, bexigas, jogos rítmicos, xilofones, paus de chuva, cavalinhos, bambolês, sinos, bolas, castanholas, bastidores de bordar, tampas de garrafa, potes de filme, espaguetes, jogos musicais, livros e muitos outros. A cada aula usamos nossa criatividade e passamos algo novo para eles.

Utilizamos vários recursos de multimídia e também temos um piano digital, onde tem inúmeros jogos musicais, contagem dos tempos em vários idiomas e quando o aluno toca  o piano atribui uma  nota e bate palmas para o aluno.

 

Como são as aulas?

Não existe receita para se dar uma boa aula de musicalização. O que precisa  é ficar atento a todos os cursos, palestras, seminários e uma busca constante por material pedagógico.

Fazemos o plano semanal, de acordo com a faixa etária das crianças (oito meses a dois anos – bebes dois a quatro anos- pré-iniciação musical, quatro a seis anos- iniciação musical I), depois nos reunimos para explicar o plano e fazer as atividades propostas.

A cada aula são trabalhados: Canto de entrada, hora do canto, parlendas, rimas, brincadeiras, percepção auditiva (altura, duração, intensidade, timbre), imitação, psicomotricidade, atividade em folha, conjunto de percussão, relaxamento e canto de despedida.

Venha assistir uma aula e compartilhar conosco esta experiência maravilhosa.


Nelsom © 2010 - Todos os direitos reservados                                                        site by idéiavip.com.br

Und 1: Vila Augusta - Tel: (11) 2421-7478 - Und 2: Núcleo Infantil- Tel: (11) 2229-6753 - Und 3: Bosque Maia - Tel: (11) 2461-1822